Professores

Stanislav Grof, MD, PhD.

Stanislav Grof, M.D., é um psiquiatra com mais de sessenta anos de experiência em pesquisa de estados holotrópicos de consciência, um grande e importante subgrupo de estados não ordinários que têm potencial curativo, transformador, heurístico e evolutivo. No passado, ele foi Pesquisador Principal em um programa de pesquisa psicodélica no Instituto de Pesquisa Psiquiátrica em Praga, Checoslováquia, chefe de pesquisa psiquiátrica no Maryland Psychiatric Research Center, professor assistente de psiquiatria na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, MD, e estudioso em residência no Esalen Institute em Big Sur, CA.

Atualmente, ele é professor de psicologia no Instituto de California Institute of Integral Studies (CIIS) em San Francisco, CA, conduz programas de treinamento profissional em respiração holotrópica e psicologia transpessoal, e dá palestras e seminários em todo o mundo. Ele é um dos fundadores e principais teóricos da psicologia transpessoal e presidente fundador da International Transpersonal Association (ITA). Em 2007, ele recebeu o prestigioso Prêmio > Vision 97 < da Fundação Václav e Dagmar Havel em Praga e em 2010 o Prêmio Thomas R. Verny da Association for Pre- and Perinatal Psychology and Health (APPPAH) por suas contribuições fundamentais para este campo. Em 2004, ele recebeu um Ph.D. honorário pelo World Buddhist University em Bangcoc, mais tarde pelo Institute of Transpersonal Psychology (ITP) e em 2018 outro do Psychedelic Therapy and Healing Arts pelo Instituto de Estudos Integrais (CIIS) em San Francisco, Califórnia.

Entre suas publicações estão mais de 150 artigos em periódicos profissionais e os livros Além do Cérebro; LSD Psychotherapy; O Jogo Cósmico; Psicologia do Futuro; The Ultimate Journey; Quando o Impossível Acontece; Cura Profunda; Pesquisa da Consciência Moderna e a Compreensão da Arte; A Busca Tempestuosa do Ser; Emergência Espiritual; e Respiração Holotrópica (os três últimos com Christina Grof). Ele também foi convidado como consultor para efeitos especiais no filme de ficção científica da Metro Goldwyn Meyer, “Brainstorm”, e no filme de ficção científica “Millennium”, da 20th Century Fox.

Desde abril de 2016, Stan está sendo feliz casado com Brigitte Grof. Eles moram juntos na Alemanha e na Califórnia e viajam, em conjunto, pelo mundo interno e externo, realizando seminários, treinamentos e oficinas de Respiração Holotrópica em todo o mundo.

Em agosto de 2019, foi publicado o trabalho de sua vida, a enciclopédia “O Caminho do Psiconauta”, e foi lançado o documentário sobre sua vida e obra “O Caminho do Psiconauta – Stan Grof e a Jornada da Consciência”.

Em abril de 2020, ele lançou, junto com sua esposa Brigitte, o novo treinamento deles, para trabalhar com os Estados Holotrópicos de Consciência, o Grof® Legacy Training internacional. www.stanislavgrof.com

 

Richard Tarnas, PhD.

Richard Tarnas, Ph.D., é o diretor fundador do programa de pós-graduação em Filosofia, Cosmologia e Consciência do CIIS. Ele ministra cursos de história cultural, estudos arquetípicos, psicologia profunda, filosofia e evolução religiosa.

Por dez anos ele viveu e trabalhou no Instituto Esalen em Big Sur, Califórnia, onde estudou com Stanislav Grof, Joseph Campbell, Gregory Bateson, Huston Smith e James Hillman, e mais tarde atuou como Diretor de Programas e Educação da Esalen. Ele recebeu seu Ph.D. do Instituto Saybrook em 1976 com uma dissertação sobre psicoterapia com LSD, psicanálise e transformação espiritual. Ele se formou na Harvard University (A.B. com honras em 1972) e no Saybrook Institute (Ph.D., 1976).

Ele é o autor de A Paixão da Mente Ocidental, uma história da visão de mundo ocidental do grego antigo ao pós-moderno, amplamente usado nas universidades. Seu segundo livro, Cosmos and Psyche: Intimations of a New World View, recebeu o Prêmio Livro do Ano da Scientific and Medical Network e é a base para o próximo documentário Changing of the Gods.

Ele é ex-presidente da Associação Transpessoal Internacional e serviu no Conselho de Governadores da C.G. Instituto Jung de São Francisco. Seu site é CosmosandPsyche.com.

 

Brigitte Grof

Ela é Psicóloga Dipl., psicoterapeuta licenciada, e artista com mais de 30 anos de experiência em Respiração Holotrópica e Estados Holotrópicos de Consciência. Em 1986 ela foi treinada no Instituto Esalen, na Califórnia e certificada no primeiro grupo de treinamento nos EUA e Suiça. Desde o início do Grof Transpersonal Training (GTT), ela ensina os módulos nos EUA, França, e na Alemanha (com o Dr. Sylvester Walch) e liderou um grupo de treinamento de Respiração Holotrópica por três anos com o Dr. Ingo Jahrsetz. Desde 2004 desenvolveu e ensina seu próprio método de terapia individual combinando a respiração e trabalho corporal baseado nos princípios holotrópicos. Atualmente, trabalha em consultório particular em Wiesbaden, Alemanha, e oferece oficinas e retiros de Respiração Holotrópica.

Sua obra de arte é inspirada em suas próprias experiências de estados não ordinários de consciência e na arte xamânica das culturas nativas. Em 2017, com sua narrativa e ilustrações, seu livro “The True King”, um conto de fadas espiritual, foi publicado em inglês.

Desde Abril de 2016, Stan e Brigitte são felizes; eles vivem juntos na Alemanha e na Califórnia e viajam, em conjunto, nos mundos interno e externo. Nos últimos anos, eles conduziram oficinas de Respiração Holotrópica na China, Chile, Equador, Argentina, Peru, EUA, Suécia, França, Suíça e no Instituto Esalen, CA, EUA. Em Maio de 2020, lançaram o novo treinamento deles para trabalhar com Estados Holotrópicos de Consciência, o treinamento internacional GROF® LEGACY TRAINING. www.brigittegrof.com

 

Paul Grof, M.D.

Paul Grof, M.D., é um psiquiatra, clínico e administrador canadense de pesquisa. O Dr. Grof está envolvido em atividades transpessoais desde 1962. Desde 1990, praticava e utilizava Respiração Holotrópica com grupos de meditadores e residentes psiquiátricos e com clientes que sofriam de depressões graves e distúrbios bipolares. Ele publicou as observações relevantes na literatura e em um vídeo.

Paul Grof também usa psicodélicos no tratamento de transtornos do humor e participou do desenvolvimento de recomendações sobre o uso apropriado deles para tratamento, avanço espiritual e crescimento pessoal. Anteriormente, ele também ensinou no Conservatório de Música de Praga sobre psicologia da música e trabalhou como músico profissional.

O Dr. Grof colaborou em inúmeras iniciativas clínicas e de pesquisa internacionais na área de transtornos do humor. Ele realizou um acompanhamento de cinco décadas de clientes com transtornos bipolares e suas famílias. Por sua pesquisa, ele recebeu vários prêmios internacionais nos EUA, Canadá e Europa, em particular por seu papel na demonstração dos efeitos estabilizadores do lítio nos transtornos bipolares.

Além de seu trabalho terapêutico e de pesquisa na América do Norte e na Europa, ele trabalhou no Instituto Nacional de Saúde Mental, EUA, e na Organização Mundial de Saúde, Genebra (1985-2000), onde presidiu o Comitê de Substâncias Psicotrópicas. De 1988 a 2005, ele foi inicialmente Diretor Clínico do Royal Ottawa Hospital e mais tarde Diretor de Pesquisa de Transtornos do Humor.

Atualmente Paul Grof é professor de psiquiatria na Universidade de Toronto e diretor do Ottawa Mood Disorders Centre. Ele está envolvido ativamente no ensino do uso apropriado de psicodélicos para tratamento e crescimento pessoal. Ele participa do site mdco.ca e possui um canal no YouTube. É autor e co-autor de 506 publicações e três livros. www.mdco.ca

 

Diane Haug

Diane Haug, M.A., LPCC.

é uma terapeuta licenciada que vive no norte rural do Novo México. Sua formação inclui uma década de trabalho com adultos e crianças que lidam com doenças terminais e com risco de vida. Após concluir o primeiro treinamento de três anos dos Grof, Diane está envolvida com psicologia transpessoal e Respiração Holotrópica desde 1986. Como membro sênior da equipe do Grof Transpersonal Training, ela ensinou módulos internacionalmente (América do Sul, Escandinávia, Rússia, Ucrânia, CZ República, Eslovênia, México e China) e nos Estados Unidos. Diane desenvolveu módulos opcionais de treinamento para o GTT, incluindo o Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional; A arte da integração; Viver com a morte; O mundo interior: o Livro Vermelho de Jung (com Monika Wikman, Ph.D.); e A experiência psicodélica: promessas e perigos.

Diane mantém um forte interesse no uso da Respiração Holotrópica em uma ampla variedade de contextos, incluindo ativismo social e ambiental, liderança de mulheres, comunidade espiritual intencional, educação transformacional e igualdade e reconciliação de gênero.

Diane esteve recentemente em colaborações criativas com outros professores e ativistas, incluindo a analista junguiana Monika Wikman, Ph.D. (Pregnant Darkness); Kylea Taylor (The Ethics of Caring); Will Keepin e Cynthia Brix (Divine Duality: The Power of Reconciliation Between Men and Women); e Nina Simons (Nature, Culture and the Sacred). Até sua morte em 2019, Diane havia experimentado uma longa amizade e colaboração profissional com o psicólogo transpessoal, Ralph Metzner, Ph.D. Em 2019, ela participou da Respiração Holotrópica no Instituto Esalen com Stanislav e Brigitte Grof.

Diane é professora adjunta e mentora do Centro de Terapias e Pesquisas Psicodélicas (CPTR) do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia (San Francisco, CA); Southwestern College (Santa Fé, Novo México); e a Academia pelo Amor de Aprender (Santa Fe, Novo México). Ela também atuou na equipe dos Programas de Treinamento em Terapia PTSD Assistida por MDMA da MAPS em março / abril de 2017.

No lado pessoal, Diane desfruta de uma vida terrestre no norte rural do Novo México há mais de vinte e cinco anos. Ela é diretora executiva de um pequeno centro de retiro sazonal no nordeste do Novo México, mais próximos de Santa Fé, onde mantém uma casa com seu parceiro, Robert, e na companhia de animais.

 

Álvaro Jardim

Álvaro da Veiga Jardim Júnior (Álvaro Jardim)

É psicólogo (CRP/09 – 34) e psicoterapeuta há mais de 45 anos, com larga experiência em terapia individual e de grupo. Sua prática inclui um vasto leque de modalidades, incluindo abordagens do bem-estar para a recuperação e emergência espiritual, psicologia transpessoal e Respiração Holotrópica.

Lecionou no Centro de Ensino Unificado de Brasília como professor adjunto, como professor convidado na Universidade Salgado de Oliveira e na Universidade Católica de Goiás e é professor nos cursos do Centro Psicoterápico e Transpessoal.

É Especialista em Psicologia Budista Tibetana em Dharamsala, India, 1996 e Especialista em Valores Humanos e Transdiciplinaridade pela Universidade Salgado de Oliveira, 2001.

Certificou no  Grof  Transpersonal Training em Estados Não Ordinários de Consciência e como facilitador em Respiração Holotrópica em 1997, São Paulo, SP, Brasil. Fez o Advanced Training em  Paulden, Arizona, EUA, em 1998. Liderou com Carmen Maciel o programa de certificação do Grof Transpersonal Training no Brasil, de fevereiro de 1999 até o final de 2000 e retornou em 2007 seguindo até Abril de 2020 como Diretor no Brasil, em parceria com Dora Jardim. Trabalha, desde 1997, realizando oficinas de Respiração Holotrópica em muitos lugares do Brasil, nos EUA e em Portugal.

Desenvolveu projeto pioneiro, coordenou e foi um dos professores da Pós-graduação Lato Sensu no Brasil, a Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da teoria de Stanislav Grof, realizado pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal, com a chancela da Universidade Católica de Goiás, de 2002 a 2004.

Álvaro e Dora Jardim foram pioneiros com um projeto que utilizou a Respiração Holotrópica como principal prática para tratar 291 funcionários do Banco Nossa Caixa com Transtorno de Estresse Pós-Traumático e outros transtornos emocionais e psicossomáticos, em São Paulo, SP, Brasil, em 2007/2008.

Em 2016, fez o MDMA Training da Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), Módulo A (online), Módulo B (Teórico) em Hermosa Beach, Califórnia, e Módulo de Experiência Pessoal em Boulder, Colorado, EUA.

Em 2018-2019, foi Terapeuta de Psicoterapia Assistida por MDMA para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático, Fase 2, em estudo aprovado pela ANVISA e CONEP, uma parceria entre o Instituto Plantando Consciência e a Multidisciplinary Association for Psichedelic Studies, no Centro de Educação e Psicoterapia, em Goiânia, GO, do qual é Diretor e Psicólogo Clínico.

Em Abril de 2020, Álvaro Jardim foi autorizado como um membro do GROF® LEGACY TRAINING para iniciar o GROF® LEGACY TRAINING Brasil.

Artigo científico – 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA)-assisted psychotherapy for victims of sexual abuse with severe post-traumatic stress disorder: an open label pilot study in Brazil – by Alvaro V. Jardim, Dora V. Jardim, Bruno Rasmussen Chaves, Matheus Steglich, Marcela Ot’alora G., Michael C. Mithoefer, Dartiu X. da Silveira, Luís F. Tófoli, Sidarta Ribeiro, Rebecca Matthews, Rick Doblin, Eduardo E. Schenberg.

 

Dora Jardim

Maria Auxiliadora Coletta da Veiga Jardim (Dora Jardim)

É psicóloga (CRP/09 – 418), psicoterapeuta, especialista em Psicodrama Triádico pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama – SOBRAP, da qual foi Professora.

É Especialista em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da Teoria de Stanislav Grof, Pós-graduação Lato Sensu 2002, pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal com a chancela da Universidade Católica de Goiás.

Foi certificada em Estados Não Ordinários de Consciência e como facilitadora certificada em Respiração Holotrópica pelo Grof Transpersonal Training (GTT), em São Paulo, SP, março de 2008. Ensinou e liderou módulos, com Álvaro Jardim, no programa de certificação do Grof Transpersonal Training Brasil, desde 2010 até março de 2020.

Trabalhou, com Álvaro Jardim, em um projeto pioneiro que utilizou a Respiração Holotrópica como principal prática para tratar 291 funcionários do Banco Nossa Caixa com Transtorno de Estresse Pós-Traumático e outros transtornos emocionais e psicossomáticos, em São Paulo, SP, Brasil, em 2007/2008.

Em 2016, fez o MDMA Training na Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), Módulo A (online), Módulo B (Teórico) em Hermosa Beach, Califórnia, e Módulo de Experiência Pessoal em Boulder, Colorado, EUA.

Em 2018-2019, foi Terapeuta de Psicoterapia Assistida por MDMA para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático, Fase 2, em estudo aprovado pela ANVISA e CONEP, uma parceria entre o Instituto Plantando Consciência e a Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies, no Centro de Educação e Psicoterapia, em Goiânia, GO, do qual é Diretora e Psicóloga Clínica.

Em Abril de 2020, Dora Jardim foi autorizada como membro do GROF® LEGACY TRAINING para iniciar o GROF® LEGACY TRAINING Brasil.

Artigo científico – 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA)-assisted psychotherapy for victims of sexual abuse with severe post-traumatic stress disorder: an open label pilot study in Brazil – by Alvaro V. Jardim, Dora V. Jardim, Bruno Rasmussen Chaves, Matheus Steglich, Marcela Ot’alora G., Michael C. Mithoefer, Dartiu X. da Silveira, Luís F. Tófoli, Sidarta Ribeiro, Rebecca Matthews, Rick Doblin, Eduardo E. Schenberg.

 

Antonio

Antonio Pedro Goulart

Desde 2015, ano em que se certificou, Antonio Pedro Goulart tem trabalhado ao lado de Álvaro Jardim e Dora Jardim em workshops e módulos de Respiração Holotrópica na Fazenda Sítio Velho. Em março de 2017, foi professor da parte teórica do módulo do GTT (Grof Transpersonal Training) “Paradigma holotrópico”, realizado na Fazenda Sítio Velho (Areias-SP). Já liderou, juntamente com Karin Grunwald, oficinas de Respiração Holotrópica no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiânia.

É editor e fundador da Numina, selo editorial dedicado a livros sobre terapia transpessoal e estudos da consciência. Já traduziu e publicou quatro livros de Stanislav Grof no Brasil: Respiração HolotrópicaCura profunda e Uma compreensão da arte à luz da pesquisa moderna da consciência e O caminho do psiconauta: enciclopédia das jornadas internas (vol. 1 e 2).

Concluiu mestrado em filosofia na PUC-RJ em 2010, sobre filosofia da consciência.

É formado como terapeuta de Internal Family Systems (IFS) pelo IFS Institute. Antonio Pedro mora com Karin Grunwald na Fazenda Sítio Velho, um refúgio ecológico em Areias-SP, entre São Paulo e Rio, onde desenvolvem cursos e projetos voltados para autoconhecimento, sustentabilidade e expressão criativa. Os workshops e módulos de treinamento do Grof® Legacy Training Brasil são realizados na fazenda.

 

Karin

Karin Grunwald

Facilitadora certificada de Respiração Holotrópica desde 2017,  Karin tem trabalhado ao lado de Álvaro Jardim e Dora Jardim em workshops e módulos de Respiração Holotrópica na Fazenda Sítio Velho desde 2015. Já liderou, juntamente com Antonio Pedro Goulart, oficinas de Respiração Holotrópica no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Brasília.

Foi tradutora das palestras de Stanislav Grof durante sua visita ao Brasil em 2015. Também traduziu Tav Sparks e Diane Haug durantes os módulos do GTT (Grof Transpersonal Training) em 2013 e 2014. Trabalhou na área editorial e, atualmente, colabora com a editora Numina.

É formada como terapeuta de Internal Family System (IFS) pelo IFS Institute.

Mora com Antonio Pedro Goulart na Fazenda Sítio Velho, um refúgio ecológico em Areias-SP, entre São Paulo e Rio, onde desenvolvem cursos e projetos voltados para o autoconhecimento, sustentabilidade e expressão criativa. Os workshops e módulos de treinamento do Grof® Legacy Training Brasil são realizados na fazenda.

pt_BR