Equipe de Facilitadores

Dora Jardim

Maria Auxiliadora Coletta da Veiga Jardim (Dora Jardim)

É psicóloga (CRP/09 – 418), psicoterapeuta, especialista em Psicodrama Triádico pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama – SOBRAP, da qual foi Professora.

É Especialista em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da Teoria de Stanislav Grof, Pós-graduação Lato Sensu 2002, pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal com a chancela da Universidade Católica de Goiás.

Foi certificada em Estados Não Ordinários de Consciência e como facilitadora certificada em Respiração Holotrópica pelo Grof Transpersonal Training (GTT), em São Paulo, SP, março de 2008. Ensinou e liderou módulos, com Álvaro Jardim, no programa de certificação do Grof Transpersonal Training Brasil, desde 2010 até março de 2020.

Trabalhou, com Álvaro Jardim, em um projeto pioneiro que utilizou a Respiração Holotrópica como principal prática para tratar 291 funcionários do Banco Nossa Caixa com Transtorno de Estresse Pós-Traumático e outros transtornos emocionais e psicossomáticos, em São Paulo, SP, Brasil, em 2007/2008.

Em 2016, fez o MDMA Training na Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), Módulo A (online), Módulo B (Teórico) em Hermosa Beach, Califórnia, e Módulo de Experiência Pessoal em Boulder, Colorado, EUA.

Em 2018-2019, foi Terapeuta de Psicoterapia Assistida por MDMA para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático, Fase 2, em estudo aprovado pela ANVISA e CONEP, uma parceria entre o Instituto Plantando Consciência e a Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies, no Centro de Educação e Psicoterapia, em Goiânia, GO, do qual é Diretora e Psicóloga Clínica.

Em Abril de 2020, Dora Jardim foi autorizada como membro do GROF® LEGACY TRAINING para iniciar o GROF® LEGACY TRAINING Brasil.

Artigo científico – 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA)-assisted psychotherapy for victims of sexual abuse with severe post-traumatic stress disorder: an open label pilot study in Brazil – by Alvaro V. Jardim, Dora V. Jardim, Bruno Rasmussen Chaves, Matheus Steglich, Marcela Ot’alora G., Michael C. Mithoefer, Dartiu X. da Silveira, Luís F. Tófoli, Sidarta Ribeiro, Rebecca Matthews, Rick Doblin, Eduardo E. Schenberg.

 

Álvaro Jardim

Álvaro da Veiga Jardim Júnior (Álvaro Jardim)

É psicólogo (CRP/09 – 34) e psicoterapeuta há mais de 45 anos, com larga experiência em terapia individual e de grupo. Sua prática inclui um vasto leque de modalidades, incluindo abordagens do bem-estar para a recuperação e emergência espiritual, psicologia transpessoal e Respiração Holotrópica.

Lecionou no Centro de Ensino Unificado de Brasília como professor adjunto, como professor convidado na Universidade Salgado de Oliveira e na Universidade Católica de Goiás e é professor nos cursos do Centro Psicoterápico e Transpessoal.

É Especialista em Psicologia Budista Tibetana em Dharamsala, India, 1996 e Especialista em Valores Humanos e Transdiciplinaridade pela Universidade Salgado de Oliveira, 2001.

Certificou no  Grof  Transpersonal Training em Estados Não Ordinários de Consciência e como facilitador em Respiração Holotrópica em 1997, São Paulo, SP, Brasil. Fez o Advanced Training em  Paulden, Arizona, EUA, em 1998. Liderou com Carmen Maciel o programa de certificação do Grof Transpersonal Training no Brasil, de fevereiro de 1999 até o final de 2000 e retornou em 2007 seguindo até Abril de 2020 como Diretor no Brasil em parceria com Dora Jardim. Trabalha, desde 1997, realizando oficinas de Respiração Holotrópica em muitos lugares do Brasil, nos EUA e em Portugal.

Desenvolveu projeto pioneiro, coordenou e foi um dos professores da Pós-graduação Lato Sensu no Brasil, a Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da teoria de Stanislav Grof, realizado pelo Centro Psicoterápico e Transpessoal, com a chancela da Universidade Católica de Goiás, de 2002 a 2004.

Álvaro e Dora Jardim foram pioneiros com um projeto que utilizou a Respiração Holotrópica como principal prática para tratar 291 funcionários do Banco Nossa Caixa com Transtorno de Estresse Pós-Traumático e outros transtornos emocionais e psicossomáticos, em São Paulo, SP, Brasil, em 2007/2008.

Em 2016, fez o MDMA Training da Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (MAPS), Módulo A (online), Módulo B (Teórico) em Hermosa Beach, Califórnia, e Módulo de Experiência Pessoal em Boulder, Colorado, EUA.

Em 2018-2019, foi Terapeuta de Psicoterapia Assistida por MDMA para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-traumático, Fase 2, em estudo aprovado pela ANVISA e CONEP, uma parceria entre o Instituto Plantando Consciência e a Multidisciplinary Association for Psichedelic Studies, no Centro de Educação e Psicoterapia, em Goiânia, GO, do qual é Diretor e Psicólogo Clínico.

Em Abril de 2020, Álvaro Jardim foi autorizado como um membro do GROF® LEGACY TRAINING para iniciar o GROF® LEGACY TRAINING Brasil.

Artigo científico – 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA)-assisted psychotherapy for victims of sexual abuse with severe post-traumatic stress disorder: an open label pilot study in Brazil – by Alvaro V. Jardim, Dora V. Jardim, Bruno Rasmussen Chaves, Matheus Steglich, Marcela Ot’alora G., Michael C. Mithoefer, Dartiu X. da Silveira, Luís F. Tófoli, Sidarta Ribeiro, Rebecca Matthews, Rick Doblin, Eduardo E. Schenberg.

 

Antonio

Antonio Pedro Goulart

Desde 2015, ano em que se certificou, Antonio Pedro Goulart tem trabalhado ao lado de Álvaro Jardim e Dora Jardim em workshops e módulos de Respiração Holotrópica na Fazenda Sítio Velho. Em março de 2017, foi professor da parte teórica do módulo do GTT (Grof Transpersonal Training) “Paradigma holotrópico”, realizado na Fazenda Sítio Velho (Areias-SP). Já liderou, juntamente com Karin Grunwald, oficinas de Respiração Holotrópica no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiânia.

É editor e fundador da Numina, selo editorial dedicado a livros sobre terapia transpessoal e estudos da consciência. Já traduziu e publicou quatro livros de Stanislav Grof no Brasil: Respiração Holotrópica; Cura profunda e Uma compreensão da arte à luz da pesquisa moderna da consciência e O caminho do psiconauta: enciclopédia das jornadas internas (vol. 1 e 2).

Concluiu mestrado em filosofia na PUC-RJ em 2010, sobre filosofia da consciência.

É formado como terapeuta de Internal Family Systems (IFS) pelo IFS Institute. Antonio Pedro mora com Karin Grunwald na Fazenda Sítio Velho, um refúgio ecológico em Areias-SP, entre São Paulo e Rio, onde desenvolvem cursos e projetos voltados para autoconhecimento, sustentabilidade e expressão criativa. Os workshops e módulos de treinamento do Grof® Legacy Training Brasil são realizados na fazenda.

 

Karin

Karin Grunwald

Facilitadora certificada de Respiração Holotrópica desde 2017, Karin tem trabalhado ao lado de Álvaro Jardim e Dora Jardim em workshops e módulos de Respiração Holotrópica na Fazenda Sítio Velho desde 2015. Já liderou, juntamente com Antonio Pedro Goulart, oficinas de Respiração Holotrópica no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Brasília.

Foi tradutora das palestras de Stanislav Grof durante sua visita ao Brasil em 2015. Também traduziu Tav Sparks e Diane Haug durantes os módulos do GTT (Grof Transpersonal Training) em 2013 e 2014. Trabalhou na área editorial e, atualmente, colabora com a editora Numina.

É formada como terapeuta de Internal Family System (IFS) pelo IFS Institute.

Mora com Antonio Pedro Goulart na Fazenda Sítio Velho, um refúgio ecológico em Areias-SP, entre São Paulo e Rio, onde desenvolvem cursos e projetos voltados para o autoconhecimento, sustentabilidade e expressão criativa. Os workshops e módulos de treinamento do Grof® Legacy Training Brasil são realizados na fazenda.

pt_BR