História do Grof Training no Brasil

“O Grof Transpersonal Training (GTT) é um treinamento internacional, desenvolvido em 1988, estruturado e conduzido mundialmente por Stanislav Grof e Christina Grof que facilitaram sessões de respiração holotrópica para mais de 25.000 pessoas até 1994, quando Christina Grof resolveu se afastar para se dedicar a dar palestras e a escrever”.(Kylea Taylor, 1994)

No Brasil, a coordenação do GTT foi estruturada e liderada, inicialmente, a partir de 1995, por Doucy Douek, psicóloga e terapeuta transpessoal, que conduziu o treinamento e formou, com a supervisão e direção de Stanislav Grof, a primeira turma de facilitadores em setembro de 1997, em São Paulo, da qual participaram Álvaro Jardim, Carmen Maciel e mais 26 participantes.


Doucy Douek, Stan Grof e Álvaro Jardim, na noite da primeira Certificação de facilitadores de Respiração Holotrópica do Grof Transpersonal Training no Brasil.

Em 1998, Álvaro Jardim e Carmen Maciel participaram do Treinamento Avançado do Grof Transpersonal Training, liderado por Tav Sparks, Diane Haug e Kylea Taylor, que ocorreu no Conscious Wave Conference Center, em Paulden, no Arizona. Ao retornarem do treinamento avançado, atenderam o convite de Stan Grof e Tav Sparks para co-coordenarem o GTT no Brasil.

Em 1998/1999, Stan Grof se retirou da liderança mundial do treinamento passando-a para Tav Sparks e Cary Sparks, atuais diretores e proprietários do GTT Mundial.

Em fevereiro de 1999, Álvaro e Carmem iniciaram coordenando o módulo “O Jogo Cósmico: Fronteiras da Consciência Humana”, ministrados por Stan Grof e Tav Sparks, no Serro Park Hotel, Município de Guapó, GO, que passou a ser o local de realização dos módulos no Brasil. Os novos coordenadores trouxeram ainda Tav Sparks e Jill Moore ao Brasil, em julho e agosto de 1999, para ministrarem mais dois módulos “A Prática da Respiração Holotrópica – Parte A (Bodywork)” e “A Prática da Respiração Holotrópica – Parte B (Música).” No período de 22 a 27 de Setembro de 2000”, Stan Grof e Tav Sparks vieram para ministrar “A Arquitetura da Psicopatologia.”

A partir de 2001, em comum acordo, Álvaro Jardim e Carmen Maciel resolveram não mais coordenarem o GTT no Brasil, devido à séria crise financeira no Brasil.


Álvaro Jardim, Diana Medina, Tav Sparks, e Lynda Griebenow durante o módulo “A Prática da Respiração Holotrópica Parte A” do Grof Transpersonal Training, no Taos Sky Valley, em Taos, NM, EUA.

Em maio de 2007, Tav Sparks convidou Álvaro Jardim para participar como facilitador do GTT em Taos Sky Valley e lá foram acertados os termos para que Álvaro Jardim viesse a ser o diretor e coordenador do programa do GTT no Brasil.

Em março de 2008 foi iniciada uma nova fase de treinamento no Espaço Natureza Arco-Íris, no Município de São Roque, SP, Brasil, com dois módulos, “A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica (A, Trabalho Corporal)” e “Música e Transcendência: A Prática da Respiração Holotrópica (B),” liderados por Tav Sparks e Álvaro Jardim. Nesses módulos, Dora Jardim foi certificada sobre a supervisão e direção de Tav Sparks.


Momento em que houve a Certificação de Facilitador em Respiração Holotrópica do Grof Transpersonal Training com a trainee Dora Jardim, liderado por Tav Sparks, no Espaço Natureza Arco-Íris, em Taos, SP, Brasil.

A partir de Junho de 2009, Dora e Álvaro Jardim se tornaram proprietários do programa de certificação do GTT Brasil e realizaram mais dois módulos, “Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações” e “A busca espiritual, apego e vício”, com Tav Sparks e Álvaro Jardim.

De 25 a 30 de Janeiro de 2010, Dora Jardim passou a liderar os módulos com Álvaro Jardim e ministraram “A força interior: a prática da respiração holotrópica A (trabalho corporal)”. Em setembro de 2010, foram realizados mais dois módulos, “Nos braços do dragão: criando nossa ioga holotrópica individual diária” e “Psicopatologia e a perspectiva holotrópica,” com Tav Sparks, Álvaro Jardim e Dora Jardim.

Em abril de 2011, foram realizados dois novos módulos, “Vivendo com a morte” e “A experiência psicodélica: promessas e perigos,” com Diane Haug, Álvaro Jardim e Dora Jardim. De 16 a 21 de abril de 2012, Álvaro Jardim e Dora Jardim lideraram o módulo “Música e Transcendência: A Prática da Respiração Holotrópica B.” E de 01 a 06 de outubro, Tav Sparks veio ao Brasil para liderar com Álvaro Jardim e Dora Jardim o módulo “Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações.”

No período de 22 a 27 de abril de 2013, Diane Haug retornou ao Espaço Natureza Arco-Íris, no Município de São Roque, SP, Brasil, para ministrar o módulo “Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional” juntamente com Álvaro Jardim e Dora Jardim. Em maio de 2014, Álvaro Jardim e Dora Jardim deram o módulo “A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica A (Trabalho Corporal)” e, a partir de 10 a 15 de novembro de 2014, passaram a trabalhar na Fazenda Sítio Velho onde realizaram o módulo “O paradigma holotrópico: a psique, o curador interno e o mover-se em direção ao todo”.


Grupo que participou do Seminário 1 – “Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência”, com o Prof. Dr. Stanislav Grof, M.D., Tradução de Karin Grunwald, com Coordenação de Álvaro Jardim e Dora Jardim.

Em abril de 2015 tivemos a presença de Stanislav Grof, M.D., Ph.D., no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, SP, ministrando dois seminários, de dois dias, cada denominados “Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência” e “Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância e Violência Humana”, com tradução de Karin Grunwald. Os participantes desses seminários puderam transformá-los em módulos do GTT ao participarem de oficinas de respiração holotrópica de quatro dias cada em datas subsequentes, junho, agosto e novembro de 2015.

A partir de 2016, Álvaro continou na direção, mas parou de administrar o GTT Brasil e passou a contar com o apoio de Marina Faveri, Mayara Jardim e, em seguida, de Gabriela Dworecki.

Em Março de 2016 tivemos o módulo A Força Interior e a Prática da Respiração Holotrópica, com Álvaro Jardim e Dora Jardim, de 07 a 12, e Música e a Prática da Respiração Holotrópica, de 14 a 19, ambos na Fazenda da Sítio Velho, Areias, SP.

De 17 a 22 de Outubro de 2016, na Fazenda Sítio Velho, Areis, SP., Eduardo Schenberg e Álvaro Jardim realizaram o módulo “O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof.” De 20 a 25 de Março de 2017, Antonio Pedro Goulart e Álvaro Jardim realizaram o módulo “O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo” e de 27 de Março a 01 de Abril, Álvaro Jardim ministrou o módulo “A Arte da Integração na Respiração Holotrópica.”

Em 2017 a administração e divulgação ficaram a cargo de Mayara Jardim, Gabriela Dworecki nas redes sociais e Antonio Pedro Goulart e Karin Grunwald na comunicação com os interessados e participantes dos módulos da formação do GTT e nas oficinas de respiração holotrópica. Agradecemos pelo trabalho desenvolvido. Antonio Pedro e Karin, depois que se certificaram passaram a fazer parte da equipe do GTT Brasil e trabalham efetivamente nos módulos fazendo parte da equipe. No Nordeste, contamos com a colaboração de Débora C. Diógenes à frente da coordenação do GTT, a quem agradecemos muito, por ter criado o campo para a realização dos três módulos citados abaixo.

Sob a coordenação de Débora Diógenes, de 05 a 10 de Junho de 2017, iniciamos o GTT também em Natal, RN, no Hotel Porto do Mar, com o módulo “A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica A (Trabalho Corporal), ministrado por Álvaro e Dora Jardim. No Hotel Porto do Mar, em Natal, RN, realizamos mais um módulo “Música e Transcendência: a Prática da Respiração Holotrópica B, de 18 a 23 de Março de 2019 e na Praia de Búzios, Município de Nízia Floresta, RN, de 11 a 16 de Novembro de 2019, Álvaro Jardim ministrou o módulo “A Arte da Integração das Experiências Vivenciadas.”

Na Fazenda Sítio Velho, Areias, SP, foram realizados, ainda, os módulos:
– Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, com Álvaro e Dora Jardim, Antonio Pedro Goulart e Karin Grunwald, de 06 a 11 de maio de 2019;
– A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica A (Trabalho Corporal), com Álvaro e Dora Jardim, Antonio Pedro Goulart e Karin Grunwald, de 16 a 21 de Setembro de 2019;
– A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica A (Trabalho corporal), com Álvaro Jardim, Antonio Pedro Goulart e Karin Grunwald, de 14 a 19 de Outubro de 2019.


Encontro entre Stan, Brigitte e Álvaro em Mill Valley, California, EUA.

Stan e eu já vínhamos conversado algumas vezes sobre o Treinamento Grof, o renascimento psicodélico e as pesquisas científicas no Psychedelic Science 2017 promovido pela MAPS e pelo Heffter Research Institute, em Oakland, CA, em Abril de 2017. Depois estive em San Francisco, CA., em Agosto de 2019, a convite de Stan Grof e novamente conversamos no lançamento de sua Enciclopédia, O Caminho do Psiconauta, e do filme A Jornada da Consciência de Stanislav Grof. Após Stan e Brigitte explanarem sobre o projeto do Legado Grof, percebi que esse projeto trazia uma plataforma mais ampla, que trabalha com estados holotrópicos de consciência em muitos contextos, além de considerar uma abordagem holotrópica para a compreensão e o estudo da arte, a crise ambiental global e muitas outras atividades humanas, e que reconhece e apoia os transmissores de seu trabalho. Fiquei, então, tocado e mobilizado para participar do projeto em levar à frente o seu Legado.

Movido por estes objetivos e muitos outros escolhi deixar a direção do GTT Brasil. Agradeço imensamente a Tav e Cary Sparks por toda a contribuição que nos foi direcionada através de carinhosa e respeitosa atenção, ensino e orientação, o aprendizado como amigos e profissionais, pois tivemos uma caminhada muito rica não só pessoalmente, mas através do GTT, de emails e através de todos os meios pelo quais nos comunicamos, inclusive pela parceria de dois anos em Fires Creek Center, no Sul da Carolina do Norte nos EUA.

Queremos também agradecer calorosamente a toda a comunidade holotrópica que conosco caminhou até aqui e que de um modo ou de outro esteve conosco no GTT, continuando a manter os laços que nos uniram e continuam unindo.


Dora e Álvaro Jardim.

Ao aceitarmos o convite de Stan e Brigitte, Dora e eu assinamos o “Contrato como Professores do Grof® Legacy Training” e a “Licença e Autorização para treinar no Grof Legacy” recebendo o “Grof® Legacy Training Certificate” como professores por eles autorizados. Consequentemente Álvaro e Dora Jardim desenvolveram e são os proprietários e responsáveis pelo Grof Legacy Training Brasil – O Caminho do Psiconauta, que tem como objetivo preparar pessoas, através de suas jornadas de autodescoberta, transformação e cura e de estudos teóricos, a se qualificarem para serem educadas e trabalharem com estados holotrópicos em vários contextos, tais como :

– Assistentes e facilitadores experientes em sessões psicodélicas;
– Apoiadores de pessoas em emergência espiritual;
– Facilitadores, participantes e assistentes de respiração holotrópica (Grof® Breathwork);
– Estudantes de psicologia transpessoal;
– Assistentes apoiando pessoas que estão morrendo;
– Aprendizes no estudo da astrologia arquetípica para trabalhar com estados holotrópicos de consciência.

Queremos agradecer a todos, que de um modo ou de outro estiveram conosco a continuarem nesta nova caminhada, respeitando sempre a decisão de cada um, fazendo todo o possível para levar adiante o Legado Grof e o nosso trabalho, juntamente com nossa equipe do Sudeste, Antonio Pedro Goulart e Karin Grunwald, e do Nordeste, contando com o trabalho de Débora Cristina Diógenes, e as que virão, com amor, confiança e gratidão.

Álvaro Jardim e Dora Jardim

 

Participantes do GTT até Novembro de 2019:

 

  1. Adolfo Danieli

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  2. Adriana Barbarini

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015.

     

  3. Aílson José Rocha Júnior

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • 6 oficinas de respiração holotrópica.

     

  4. Alena Araújo

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;

     

  5. Alexandre Franca Barreto

    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  6. Ana Angélica Barbosa Sampaio

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de maio de 2019;

     

  7. Ana Catarina da N. Simões

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019.

     

  8. Ana Maria Corbalán Herrera

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12 a 17 de Maio de 2014.

     

  9. Ana Paula Silva Costa

    • O Paradigma Holotrópico: a Psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 10-15/11/ 2014.
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  10. Ana Tercila Campos Oliveira

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009.

     

  11. André Bandeira

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • 2 oficinas de respiração holotrópica.

     

  12. Andreza Vieira

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;

     

  13. Ângela de Oliveira Castro

    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas,11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  14. Anna Karina Tomaz de Brito Lira

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019.
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019;

     

  15. Antonio Carlos Pires de Araújo Júnior

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Certificado na Espanha em Agosto de 2012.

     

  16. Antonio de Pádua Rodrigues Weber

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  17. Antonio Pedro Fonseca Goulart Pereira

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 10-15/11/2014;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015, Aprendiz;
    • Certificado em Taos, NM, EUA, em Julho de 2015;
    • Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância E Violência Humana, 50 horas, agosto/2015, Aprendiz;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016, Aprendiz;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016, Aprendiz.

     

  18. Antonio Vaszken Dichtchekenian

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica (Parte B), 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, À luz da teoria de Stanislav Grof, 420 horas, Abril/2004.

     

  19. Ascanio Marcos de Novais Calheiros

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril/agosto de 2015;
    • Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância E Violência Humana, 50 horas, abril-novembro/2015;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o curador interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de março de 2017;

     

  20. Aurino Lima

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012.

     

  21. Beatriz Ferreira Reis

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica A, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  22. Bianca Menezes

    • O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof, 50 horas, 17 a 22 de Outubro de 2016;

     

  23. Bruna Azevedo Menezes Prata Silva

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  24. Bruno S. Menezes

    • O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof, 50 horas, 17 a 22 de Outubro de 2016;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  25. Christtyanne Allebrandt

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o curador interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de março de 2017;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 27 de março a 01 de Abril de 2017;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  26. Cristiane Magalhães Costa

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  27. Cristiane Pan Nys

    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009.

     

  28. Daniela Martins Machado

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015;
    • 08 oficinas de respiração holotrópica.

     

  29. Danielle Maia

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  30. Daniel Parra dos Santos

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  31. David Dominowski

    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • 03 oficinas de respiração holotrópica.

     

  32. Daygo Kitano

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019.

     

  33. Débora Cristina Diógenes

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março de 2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março de 2008;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro de 2010;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01a 06 de Outubro de 2012;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22 a 27 de Abril de 2013;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12 a 17 de Maio de 2014.
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017.
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  34. Débora Oliveira

    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019;

     

  35. Diana Goldemberg

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  36. Eduardo Ferreira Oliveira

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019.

     

  37. Eduardo Medeiros

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014.

     

  38. Eduardo Schenberg

    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • Certificação no Chile, Abril/2016.

     

  39. Elisa R. Sawyer

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008.

     

  40. Erick de Moura

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012.

     

  41. Eugênia de Almeida Filgueira

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07 a 12 de Março de 2016;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  42. Eunice Inês da Silva Jácome

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Cumpriu as horas de respiração holotrópica.

     

  43. Eva Marília Menezes

    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, À luz da teoria de Stanislav Grof, 50 horas, abril/2004;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  44. Evane Ferreira Júnior

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, À luz da teoria de Stanislav Grof, 50 horas, abril/2004;
    • Cumpriu as horas de respiração holotrópica.

     

  45. Fabiana Scalco

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • 1 oficina de respiração holotrópica.

     

  46. Felipe Eduardo Pascussi

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril/agosto/2015.

     

  47. Felipe Landaeta Farizo

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Certificado em 2009 nos EUA.

     

  48. Fernanda Guimarães

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  49. Flávia Costa Tarchetti

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;

     

  50. Francisco Bicudo Filho

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012.

     

  51. Francisco Mário da Silva

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  52. Francisco Melo

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014.

     

  53. Gabriela Domingues Dworecki

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019.
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  54. Gerardo Campana

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-novembro/2015.

     

  55. Giovanna Sousa Portela

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009.

     

  56. Hércules Pioli Júnior

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008.

     

  57. Herika Kummel Lowande

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  58. Iago Lôbo

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof, 50 horas, 17 a 22 de Outubro de 2016;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  59. Inácio de Souza Pinto

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof, 50 horas, 17 a 22 de Outubro de 2016;
    • 02 oficina de respiração holotrópica.

     

  60. Isadora da Silva Lemes

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;

     

  61. Ivana Abdo Martins

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março de 2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009.

     

  62. Ivana Scagliusi

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013.

     

  63. Jader Pereira Reis

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações – 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010.

     

  64. Jeanne Duarte

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril/junho/2015.

     

  65. Jorge Caballero

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.

     

  66. José Alves Neto

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;

     

  67. Jose Bernardo Jorquera

    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013.

     

  68. Josenildo Rodrigues de Oliveira

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  69. José Vicente de Oliveira

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  70. Júlio Simão

    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013.

     

  71. Karin Wuestefeld

    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica (Parte B), 50 horas, Abril/2012;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril/novembro/2015;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • 03 oficinas de respiração holotrópica.

     

  72. Karla Reis Martins

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • A Arte da Integração na Respiração Holotrópica, 50 horas, 27 de Março a 01 de Abril de 2017;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;

     

  73. Kevin Sachs

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • Certificado em 2009, EUA.

     

  74. Kirsten Kairos

    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011.

     

  75. Ladislau Israel Pereira

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  76. Laura Marina Jaime Ramos

    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  77. Leandro de Almeida Campos

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  78. Liana Djokina

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009.

     

  79. Lígia Manzoni Feijó

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;

     

  80. Ligia Splendore McAlister

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância E Violência Humana, 50 horas, agosto/2015;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;
    • 02 oficinas de respiração holotrópica.

     

  81. Lucas Mendes Spinetti Alves

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;

     

  82. Lúcia Ester Elias

    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
      Certificada em 1997, SP, Brasil.

     

  83. Luciana Corrêa de Oliveira

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  84. Luís Osete Carvalho

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  85. Luke Pesa

    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010.

     

  86. Magda Rillo

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  87. Marcel Guimarães Scalco

    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • 02 oficinas de respiração holotrópica.

     

  88. Marcelo Nunes Viégas

    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010.

     

  89. Márcia Melo de Araújo

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • Certificada em 1998, na Argentina.

     

  90. Marcos Augusto de Carvalho Lopes

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  91. Marcos de Araújo Nogueira

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  92. Maria Alice Casolaro Gouvêa Moretti

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 10-15/11/2014;
    • Completou as horas de respiração holotrópica.

     

  93. Maria Aparecida Alves D’Arienzo

    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, À luz da teoria de Stanislav Grof, 50 horas, abril/2004;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  94. Maria Arlene Calheiros Paiva

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.

     

  95. Maria Auxiliadora Coletta da Veiga Jardim

    • O Jogo Cósmico: Fronteiras da Consciência Humana, 50 horas, Fevereiro de 1999;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Julho de 1999;
    • A Arquitetura dos Transtornos Emocionais e Psicossomáticos, 50 horas, 22 a 27 de Setembro de 2000;
    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, à luz da Teoria de Stanislav Grof, 50 horas, Abril, 2004
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Agosto de 1999;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Certificada em Março/2008, SP, Brasil.
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho de 2009;
    • A busca espiritual, apego e vício, 50 horas, Junho de 2009.

     

  96. Maria de Fátima Guedes Marinho Falcão

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 10-15/11/2014;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015;
    • Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância E Violência Humana, 50 horas, agosto/2015;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07 a 12 de Março de 2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;
    • 02 oficinas de respiração holotrópica.

     

  97. Maria Tereza dos Reis

    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011.

     

  98. Mariane Selli

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 27 de Março a 01 de Abril de 2017.

     

  99. Mariléia Brasil Pinheiro de Oliveira

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  100. Marina Faveri

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof, 50 horas, 17 a 22 de Outubro de 2016;

     

  101. Marina Macêdo

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;

     

  102. Marlene Alves Lopes

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.

     

  103. Marli Hillesheim

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;

     

  104. Marlos Alves Bezerra

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010.

     

  105. Mayara Coletta da Veiga Jardim

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Certificada em Agosto de 2012, na Espanha;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012, Aprendiz;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013, Aprendiz;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014, Aprendiz.

     

  106. Mônica Aparecida da Silva

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 27 de Março a 01 de Abril de 2017;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  107. Mônica Giraldo Hortegas

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 10 a 15 de Novembro de 2014.

     

  108. Mônica Tinoco

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;

     

  109. Natalia Nieto Meirone

    • A Força Interior: A Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  110. Nazilda Silva

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 05 a 10 de Junho de 2017;

     

  111. Neusa Maria Paes

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010.

     

  112. Newton de Assis Júnior

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência – 50 horas, abril-agosto/2015.
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • Certificado em 2018 no Chile.

     

  113. Norma Mendes Guimarães Alves

    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 18 a 23 de Março de 2019;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;

     

  114. Olga Lucanish

    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • Certificada em 2008, na Argentina.

     

  115. Pablo Saumann

    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013.

     

  116. Paulo de Miranda Sipahi Pires

    • O Renascimento da Pesquisa Psicodélica e a Metodologia Clínica de Stanislav Grof, 50 horas, 17 a 22 de Outubro de 2016;

     

  117. Pedro Henrique Duarte Barbosa

    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 27 de Março a 01 de Abril de 2017;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  118. Rafael Tomio Azevedo

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015;
    • Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância E Violência Humana, 50 horas, abril-agosto/2015;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.
    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o curador interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 20 a 25 de Março de 2017;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14 a 19 de Outubro de 2019;

     

  119. Raphael Ruiz Amorim

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07 a 12 de Março de 2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016.
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  120. Raquel Custódio de Queiroz

    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010.

     

  121. Raul Evaristo Monteiro

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, À luz da Teoria de Stanislav Grof, 420 horas, abril/2004;
    • Cumpriu as horas de respiração holotrópica.

     

  122. Ricardo Cassis

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012;
    • 02 oficinas de respiração holotrópica.

     

  123. Ricardo Cohn

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008.

     

  124. Ricardo Di Domenico

    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013.

     

  125. Robson Araújo de Carvalho Júnior

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019;

     

  126. Ronaldo Freua Bufaiçal Filho

    • A busca espirtual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • 07 oficinas de respiração holotrópica.

     

  127. Rowan Gillies

    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010, Aprendiz;
    • Certificado nos EUA.

     

  128. Rúbia Bueno Barasuol

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • 01 oficina de respiração holotrópica.

     

  129. Rui Bizarro

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
      Certificado em 2009.

     

  130. Sean McAlister

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 12-17/05/2014;
    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015;
    • Visão da Pesquisa Moderna da Consciência sobre Arte, Sexualidade, Ganância E Violência Humana, 50 horas, abril-agosto/2015;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 14-19/03/2016;
    • 03 oficinas de respiração holotrópica.
    • Certificado em 2016.

     

  131. Sidney Rocha

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012.

     

  132. Silas Rocha

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012.

     

  133. Solange Tosta Kawlowski

    • O Paradigma Holotrópico: a psique, o Curador Interno e o mover-se em direção ao todo, 50 horas, 10-15/11/2014.

     

  134. Tainá Vianna do Amaral Barbosa

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 07-12/03/2016.

     

  135. Tatiana Lima Brasil

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 01-06/10/2012.

     

  136. Thales Augusto Caldonazo

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;
    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019.

     

  137. Thiago Arantes Mangia

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, 06 a 11 de Maio de 2019;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, 16 a 21 de Setembro de 2019;

     

  138. Thomas Mulcahy

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, março/2008.

     

  139. Tiago S. Maeda

    • A Arte e a Prática da Integração, 50 horas, 11 a 16 de Novembro de 2019;

     

  140. Ultan O’Meara

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Abril/2012;
    • Cumpriu as horas de respiração holotrópica

     

  141. Verónica Muñoz Mendoza

    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
      Certificada em 2009, nos EUA;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011, Aprendiz;
    • A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011, Aprendiz.

     

  142. Wagner Ribeiro Jr

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015.

     

  143. Walkíria Lopes Trindade

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Janeiro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Especialização em Psicologia Transpessoal Aplicada, À luz da Teoria de Stanislav Grof, 420 horas, abril/2004;
    • Cumpriu as horas de respiração holotrópica.

     

  144. Wallace de Carvalho Ferreira Lima

    • Legado de Meio Século de Pesquisa da Consciência, 50 horas, abril-junho/2015.

     

  145. Wendel dos Santos Reis

    • A Força Interior: a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas, Março/2008;
    • Música e a Prática da Respiração Holotrópica, 50 horas. Março/2008;
    • Emergência Espiritual: abraçando inesperadas transformações, 50 horas, Junho/2009;
    • A busca espiritual, vício e apego, 50 horas, Junho/2009;
    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010;
    • Psicopatologia e a Perspectiva Holotrópica, 50 horas, Setembro/2010;
    • Vivendo com a Morte, 50 horas, Abril/2011;
      – A Experiência Psicodélica: Promessas e Perigos, 50 horas, Abril/2011;
    • Xamanismo: uma exploração da sabedoria tradicional, 50 horas, 22-27/04/2013;
    • Cumpriu as horas de respiração holotrópica.

     

  146. Yuri Jasper

    • Nos Braços do Dragão: Criando Nossa Yoga Holotrópica Individual Diária, 50 horas, Setembro/2010.
pt_BR